Zoom do Instagram: como aproveitar ao máximo o novo recurso do Instagram

 Nos últimos seis meses, o Instagram lançou algumas atualizações interessantes, de um novo logotipo a vídeos mais longos e até uma nova maneira de compartilhar momentos do dia a dia com o Instagram Stories.

Recentemente, o Instagram anunciou outro recurso interessante (e esperado há muito tempo): a capacidade de ampliar fotos e vídeos.

Os usuários do Instagram agora podem beliscar fotos e vídeos para aumentar o zoom e dar uma olhada mais de perto. Esta atualização foi lançada para usuários do iPhone e o Instagram diz que essa atualização também será lançada para o Android nas próximas semanas.

Como acontece com qualquer novo recurso, isso abre uma tonelada de oportunidades e um pouco mais de flexibilidade com os tipos de conteúdo que podemos criar no Instagram.

Decidimos nos aprofundar e dar uma olhada em como esse recurso funciona, o que as marcas já estão fazendo com o zoom e como você também pode usá-lo.

Vamos começar.

zoom

Como dar Zoom no Instagram

Para dar zoom no Instagram, você só precisa beliscar a tela.

A expressão pinch to zoom tem sido um recurso no Facebook, Twitter e muitos outros aplicativos há algum tempo, e também é uma prática comum no rolo da câmera do iPhone, por isso parece uma expressão natural para os usuários do Instagram adotarem.

Aqui está um exemplo rápido do zoom do Instagram em ação do PetaPixel:

Quando você aperta para aplicar zoom, a foto ou o vídeo se expande em uma caixa de luz e sai do quadro original para ocupar o restante da tela.

As imagens do Instagram ainda são carregadas com cerca de 1080px de largura, portanto, se você aumentar muito o zoom, o conteúdo poderá parecer um pouco granulado. Aqui está um rápido detalhamento dos tamanhos em que o Instagram carrega fotos:

Imagem quadrada: 1080px de largura por 1080px de altura
Imagem vertical: 1080px de largura por 1350px de altura
Imagem horizontal: 1080px de largura por 566px de altura
(Aqui estão mais informações sobre tamanhos de imagem ideais para Instagram e todas as outras redes sociais.)

Por que o zoom abre novas oportunidades de conteúdo
Como profissionais de marketing, estamos sempre à procura de novas maneiras de criar e compartilhar conteúdo envolvente com nosso público, e o recurso de zoom do Instagram oferece uma ótima oportunidade para fazer exatamente isso.

O Zoom nos permite ser um pouco criativos com nosso conteúdo e também torna as postagens do Instagram um pouco mais interativas. Em vez de simplesmente visualizar uma imagem ou assistir a um vídeo, os usuários agora podem dar zoom e optar por se concentrar em determinados aspectos de nossas postagens.

Alguns conteúdos naturalmente atrairão os usuários para ampliar; uma bela cena de praia ou uma foto de um marco conhecido pode despertar a curiosidade, por exemplo. Mas, na maioria dos casos, precisaremos dar aos usuários um motivo para dar uma olhada mais de perto em nosso conteúdo. O zoom pode ser uma maneira de aprimorar seu conteúdo do Instagram, criar competições e jogos divertidos e também incentivar os Instagrammers a pausar e dedicar um momento para se envolver com suas postagens.

Aqui está uma rápida olhada em como 10 marcas já começaram a usar o recurso de zoom do Instagram em seu conteúdo.

Exemplos de marcas que usam o Zoom
Observação: tentamos ilustrar a aparência do recurso de zoom em cada exemplo. Se você quiser verificá-los no Instagram, vinculamos cada postagem nas descrições que acompanham. Clique em cada link de um dispositivo móvel, abra-o no aplicativo do Instagram e, em seguida, aperte e amplie a tela.

British Airways

A British Airways compartilhou esta linda foto de Berlim como forma de iniciar uma discussão sobre os city breaks na cidade alemã. Ao aumentar o zoom, os usuários podem conferir alguns dos pontos turísticos e pontos de referência mais populares de Berlim.

A companhia aérea também fez bom uso da legenda para incentivar o zoom:

Aproxime o zoom para ver mais de perto. Onde será seu próximo #CityBreak? Sejam os #pontos turísticos icônicos, o burburinho de um mercado tradicional ou o melhor da culinária local, os city breaks são uma das nossas viagens favoritas.

Bud Light usa Zoom do Instagram

A Bud Light recorreu ao Instagram para revelar o sabor de uma das suas novas bebidas. Usando copywriting inteligente na legenda “Nosso novo sabor está a apenas uma pitada de distância”, a marca incentivou os usuários a ampliar e descobrir seu novo sabor.

Como usar o zoom no seu conteúdo: 3 melhores práticas
Como os exemplos acima ilustram, o zoom pode ser uma maneira muito divertida e criativa de destacar seu conteúdo do Instagram. Mas como você pode usá-lo em sua agenda diária de mídia social? Aqui estão alguns pensamentos iniciais:

  1. Use com moderação
    Novos recursos tendem a ser usados ​​em demasia no início, e se cada postagem que você compartilha pedir aos usuários para aumentar o zoom, a novidade pode se desgastar. No entanto, quando usado com moderação, parece que o zoom será uma ótima ferramenta para ter em seu arsenal.

Certifique-se de experimentar vários tipos de postagens, como alguns dos exemplos acima, e use sua criatividade. Mas tome cuidado para não usar demais esse recurso e, em vez disso, use-o apenas em casos especiais.

  1. Dê a seus seguidores um motivo para aumentar o zoom
    “Com o recurso de zoom, é preciso haver algum motivo inerente para olhar uma imagem mais de perto para descobrir algo, mas essa ação de descoberta ainda precisa se conectar às mensagens da marca de alguma forma ou parecerá apenas um truque”, Steve O'Connell, ecd e sócio da Red Tettemer O'Connell + Partners, explicou à AdWeek.

Quando se trata de planejar os tipos de conteúdo que você gostaria de incentivar os usuários a ampliar, pense claramente no “porquê” por trás disso. Por que um usuário vai querer ampliar? Como podemos convencê-los a parar de rolar o feed e passar algum tempo com nosso conteúdo?

  1. Permaneça na marca
    Saltar para as últimas tendências e atualizações pode ocasionalmente levar a um conteúdo que sai da marca e se afasta da estratégia geral de mídia social de uma empresa. A postagem da FedEx incluída na lista acima é um ótimo exemplo de como permanecer fiel à sua marca. O Instagram da FedEx é construído para levar os seguidores em uma jornada e compartilhar como seus pacotes vão de A a B. Se a FedEx fosse pular em uma caça ao tesouro com um pacote escondido em algum lugar do post, isso provavelmente não seria verdadeiro para sua marca.

Para você
Obrigado por ler! Eu adoraria ouvir seus pensamentos sobre esse recurso tão esperado do Instagram. Você usou muito o zoom para ver mais de perto as fotos ou vídeos no Instagram?

Eu também adoraria discutir as oportunidades que seu recurso apresenta para as marcas. Você criou algum conteúdo especificamente com o zoom em mente? Existem mais bons exemplos de marcas usando zoom que perdemos?

Sinta-se livre para pular nos comentários e eu ficaria animado para conversar com você lá.

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