Como fazer Reels no Instagram: aprenda agora mesmo

 Para se manter atualizado e relevante nas redes sociais, é preciso conhecer os recursos disponíveis em cada plataforma.

O mais recente é o Reels no Instagram, que permite gravar vídeos curtos e torná-los mais atrativos com recursos de áudio e imagem muito simples. A nova feature chegou para concorrer com o chinês TikTok.

Além de saber como ganhar seguidores no Instagram, qualquer pessoa que administre uma página dentro da rede social deve conhecer ao máximo todas os recursos e ferramentas da plataforma. Só assim é possível construir uma base sólida de seguidores e garantir que a audiência, de fato, se interesse pelos seus conteúdos. Uma das features que você deve se aprofundar é o Reels no Instagram.

Afinal, a transformação digital está modificando diversos campos dentro da nossa sociedade e não é diferente quando falamos das redes sociais. A partir do final de 2019, o TikTok ganhou espaço entre os usuários e impactou diretamente o tempo médio dentro do Instagram. Não à toa: só no Brasil são mais de 140 milhões de contas na rede social chinesa.

Como fazer Reels no Instagram: aprenda agora mesmo

O que é o Reel no Instagram?

O Reels é uma das funcionalidades mais recentes do Instagram que permite a criação de vídeos de até 15 segundos. Assim como o TikTok, é possível gravar e editar conteúdos mais curtos e adicionar efeitos sonoros e visuais para torná-los mais atrativos. Tudo isso de forma bastante simples, permitindo que seja facilmente editável e, em seguida, compartilhado.

Muito similar ao TikTok, a ideia do Instagram é oferecer mais um formato aos seus usuários. Assim como o Stories e o IGTV, agora é possível adicionar esses conteúdos mais curtos para impactar a sua audiência. A boa notícia é que o Reels é muito simples de ser criado, editado e publicado, algo tão simples quanto assistir aos vídeos de 15 segundos.

Uma curiosidade sobre o recurso é que o seu lançamento oficial foi feito no Brasil, com o nome de ‘Cenas’ em novembro de 2019. Com a adição do Reels no Instagram, o número de usuários ativos cresceu 4,34% em novembro, um aumento significativo em relação a média de 1% de novos usuários que a rede social sempre registra de mês em mês.

Instagram inicia pagamentos de compras pela DM para lojas

Qual é a importância de utilizar esse recurso?

Ao fazer marketing nas redes sociais, você e a sua equipe precisam conhecer ao máximo as plataformas que estão utilizando. Já pensou não explorar um recurso tão popular quanto o Reels? Mais do que ter uma conta com o nome da sua companhia no Instagram, é importante saber explorá-lo ao máximo, criando uma relação ainda mais próxima com a sua audiência.

Como muitos dos conteúdos são exibidos no ‘Explore’, utilizar as hashtags certas pode aumentar significativamente o alcance de alguma das suas publicações, impactando uma audiência até então desconhecida para a sua marca. Por ser muito fácil de ser criado, o Reels possibilita a criação de conteúdo orgânico com a sua marca, por exemplo.

Ao criar um desafio para ser feito na plataforma, por exemplo, os usuários não vão se afastar por não conseguirem utilizá-lo. Além disso, a edição é muito simples, o que serve para estimular o maior engajamento da sua audiência. Para a sua conta, o Reels pode significar uma interação maior e até mesmo uma situação de Marketing Viral.

A instantaneidade do recurso é outro atrativo, podendo gerar resultados significativos em muito pouco tempo. Outra razão para utilizar o recurso é se você já tiver o TikTok. Em vez de construir uma audiência do zero em outra plataforma, por que não usar a mesma rede social? Muito mais simples, não? O Reels pode ser, portanto, fundamental para o brand awareness da sua empresa.

Por conta da sua praticidade e popularidade, o Reels no Instagram não pode deixar de ser explorado. Mesmo para aquelas equipes mais enxutas de Marketing Digital, a facilidade com que se cria conteúdo para esse formato deve ser utilizada. De acordo com o perfil e comportamento da sua audiência ou segmento de atuação, os resultados podem ser incríveis.

Como fazer Reels no Instagram?

Mas, na prática, o que fazer criar um Reel no Instagram e começar a conquistar de vez a sua audiência? Confira o nosso passo a passo.

Baixe o Instagram

A primeira etapa é muito simples: tenha o aplicativo do Instagram instalado no seu smartphone. Importante lembrar que não é possível fazer nenhum tipo de publicação utilizando a versão para desktop.

Abra a câmera como se fosse gravar um Stories

Em seguida, basta clicar no mesmo ícone utilizado para fazer a gravação de um Stories. Dentre as muitas opções que aparecem no canto inferior da tela, escolha a opção ‘Reels’ que aparece ao lado direito de ‘Stories’.

Adicione efeitos e torne o seu conteúdo mais atrativo

Dentro do modo Reels, uma janela com quatro ícones no canto esquerdo vão ser exibidos. São quatro recursos que podem deixar o conteúdo mais interativo e atrativo para a sua audiência. O primeiro deles é o de música, que permite selecionar uma trilha de uma biblioteca completa para que o seu vídeo fique mais animado ou possa ser utilizado para um desafio.

O segundo ícone pode ser utilizado para adicionar efeitos visuais ao seu conteúdo, como câmera lenta ou uma velocidade ainda maior. A terceira opção permite a adição de outros efeitos ao seu Reels, como o uso de fundos, filtros e efeitos do Instagram ou mesmo desafios que já fazem sucesso com o público. O último ícone é o cronômetro e permite que você grave o vídeo sem usar as mãos, finalizando assim que o tempo se esgotar.

Compartilhe ou salve como rascunho

Muito simples, não é mesmo? Agora chegou a etapa mais fácil: compartilhar. Após a gravação do seu conteúdo, você também pode salvar um rascunho do que foi finalizado, podendo ser utilizado em outro momento mais oportuno.

Use ferramentas de edição complementares

Caso a sua equipe tenha orçamento para isso, pode ser interessante adicionar ferramentas de edição complementares, criando vídeos ainda mais profissionais e impactando definitivamente a sua audiência principal.

Acerte na capa

A capa do seu Reel também deve ser pensada para conseguir prender a atenção do usuário. Não precisa perder muito tempo com isso, mas é importante não deixar que um frame que não retrate muito bem o vídeo ganhe destaque.

Não se esqueça das hashtags

Assim como no restante da rede social, o trabalho com as hashtags é fundamental dentro do Reels. Sendo assim, garanta que as palavras-chave utilizadas sejam relevantes para impactar a audiência que você deseja.

A presença digital é cada vez mais importante dentro de um cenário de muita competição pela atenção dos usuários. Mais do que ter a sua marca nas principais redes sociais, é importante saber utilizar os recursos que cada uma delas oferece. Com uma estratégia específica para o Reels no Instagram, você consegue gerar ainda mais visibilidade para a sua marca entre os seus seguidores.

Que tal, comprar curtidas para TikTok ? Confira nossos Pacotes no Site.

Como ganhar sorteio no Instagram?

Seguidores Instagram promoção


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que não fazer no Marketing de Conteúdo

Zoom do Instagram: como aproveitar ao máximo o novo recurso do Instagram

Cruzeiro negocia liberação de Marlon na Turquia e moldes do contrato com o lateral